FacebookYouTube
Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Contraste
Logo da Prefeitura

A CIDADE

Cidade de Botucatu

O município de Botucatu localiza-se no Estado de São Paulo a 22º53’09’’ de latitude Sul e 48º26’42’’ de longitude Oeste, apresentando uma altitude relativa que varia de 756 a 920 metros. Localizada na região centro sul do Estado, ocupa uma área de 1.486, 4 km².

Segundo os últimos dados do IBGE (2022), Botucatu tem uma população de 145.155 mil pessoas numa densidade demográfica de 97.90 (hab/km²), sendo a maioria da população entre 35 a 49 anos de ambos os sexos. Em relação aos dados de Meio Ambiente, 95,8% dos domicílios apresentam esgotamento sanitário adequado, 74,8% dos domicílios urbanos em vias públicas com arborização, sendo os biomas Cerrado e Mata Atlântica predominantes no município (IBGE, 2010; 2019).

O marco zero de Botucatu está localizado na Praça Emílio Peduti ("Praça do Bosque"), localizada no centro da Cidade. A população estimada em 2020 é de 148.130 habitantes. Além do perímetro urbano e da zona rural, o Município também é formado pelos distritos de Cesar Neto (mais conhecido por Anhumas, um dos bairros do distrito), Rubião Júnior e Vitoriana.

O destaque no ensino superior é o campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que é dividido entre o Hospital das Clínicas e a Fazenda Lageado e interligado por uma ciclofaixa. A UNESP oferece vários cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de medicina, medicina veterinária e zootecnia, biociências e ciências agronômicas. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC/FMB) é um dos mais conceituados do Brasil e atende pacientes de todas as regiões do país.

O perfil econômico e industrial de Botucatu é bastante diversificado, oferecendo oportunidades em todos os setores. Algumas das principais empresas brasileiras que estão situadas na Cidade são: Duratex, Embraer, Caio Induscar, Hidroplás, BrasHidro, Inbrasp, Café Tesouro, Eucatex e Centro Flora/Anidro do Brasil.

O turismo em Botucatu é composto pelas diversas belezas naturais: o Rio Tietê, cujas margens formaram-se bairros como a Mina e o Rio Bonito; a Fazenda Lageado, onde fica localizado o Museu do Café; a Igreja de Rubião Júnior; as dezenas de Cascatas e Cachoeiras, entre elas a Cascata da Marta e a Cachoeira Pavuna; as formações geográficas, que geraram lendas como as Três Pedras, o Gigante Adormecido e o Morro do Peru.

HISTÓRIA

Cidade de Botucatu

A colonização iniciou-se por volta de 1721, quando as áreas delimitadas pelo rio Paranapanema e Serra de Botucatu foram divididas em sesmarias, sendo uma delas, a Fazenda Santo Inácio, concedida aos jesuítas.

Estes religiosos, liderados pelo Padre Estanislau de Campos, iniciaram a agropecuária, mas as dificuldades inerentes da época, retardaram a efetiva ocupação da região, apesar do Governo Provincial tê-la incentivado, em 1776, concedendo terras aos povoadores.

A Fazenda Santo Inácio, confiscada pela Coroa quando os jesuítas foram expulsos dos domínios portugueses, em 1759, foi levada à hasta pública, com a denominação de Fazenda Boa Vista de Botucatu. Foi arrematada pelos sorocabanos Paulo Aires de Aguirre e pelo Sargento-Mor Manuel Joaquim da Silva Castro, que a subdividiu em várias pequenas propriedades agrícolas e de criação de gado.

A afluência de imigrantes atraídos pela expansão do café do tipo amarelo, no Oeste Paulista, transformou Botucatu num Centro Regional. Com a decadência da cafeicultura, por volta de 1930, houve ascensão da agropecuária, e, nos últimos anos, as atividades industriais. O nome da cidade vem do termo em tupi Ybytu-katu, que significa "bons ares".

Cidade de Botucatu

Os mistérios e lendas que ainda envolvem Botucatu datam do período pré-cabralino, quando teria sido ponto de passagem no caminho para o Peabirú, trilha lendária que ligava o litoral atlântico às terras peruanas.

O povoamento, de fato, teve início entre o Ribeirão Lavapés e a Praça Coronel Rafael de Moura Campos, onde se concentrava parte da tribo dos índios caiuás.

Os primeiros sinais do crescimento vieram em 1830, quando fazendeiros decidiram subir a Cuesta e povoar as terras ainda desabitadas.

Em 23 de dezembro de 1843, ocorre a doação de terras para a criação do Patrimônio da Freguesia de Sant’Anna de Botucatu pelo Capitão José Gomes Pinheiro, considerada, para efeitos históricos, a data de fundação de Botucatu.

Em 19 de fevereiro de 1846, é criada a Freguesia do Distrito do Cimo da Serra de Botucatu.

Em 14 de abril de 1855, é elevada de freguesia à categoria de vila e emancipação político-administrativa. Em 20 de abril de 1866, cria-se a comarca de Botucatu.

Em 16 de março de 1876, eleva-se a vila à categoria de cidade. (Lei nº 4.370 de 07 de abril de 2003).

Cidade de Botucatu

É conhecida como "Cidade dos Bons Ares" , pelo excelente clima que aqui se respira, vindo da Cuesta.

A cidade encontra-se em franco desenvolvimento e levantamento do IBGE aponta uma população em crescimento.

A CUESTA

Cidade de Botucatu

Cuesta é uma palavra de origem espanhola que indica uma formação de planalto com uma encosta abrupta (front) e outra mais suave (reverso). Sua altitude varia de 550 a 950 metros.

Quando admiramos uma escultura e nos perguntamos como ela é feita, primeiro precisamos saber quais materiais foram utilizados e, depois, a técnica empregada pelo escultor. E essa gigantesca escultura natural que forma a paisagem da região em que vivemos? Como se formou? Essa bela paisagem, que é resultado de milhões de anos da combinação de diferentes eventos e forças naturais, também não está estática. Ela possui uma dinâmica que faz com que se modifique permanentemente – só não percebemos por causa da baixa velocidade de sua movimentação e transformação, que ocorre em milênios!

Nossa região faz parte da província geomorfológica das Cuestas Basálticas, que se estende de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Mas o nosso pedacinho, aqui, fi ca entre os rios Tietê e Paranapanema e apresenta os maiores e mais altos “paredões”, além de belíssimos morros testemunhos, como as Três Pedras, o Morro do Macaco Molhado, o Morro do Peru, a Torre de Pedra e outros.

O CLIMA

Cidade de Botucatu

Em Botucatu, o verão é longo, morno, abafado, com precipitação e de céu quase encoberto; o inverno é curto, ameno e de céu quase sem nuvens.

Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 12 °C a 29 °C e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 32 °C.

Baseado no índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar Botucatu e realizar atividades de clima quente são do início de abril ao início de junho e do fim de julho ao fim de setembro.

Conhecida como "Cidade dos Bons Ares", o ano todo podemos sentir uma brisa... ora leve... ora mais forte, e refresca a todos.

Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.